
O Mês Vocacional é um tempo durante o qual somos convidados a pensar sobre o chamado que Deus faz a cada um de nós e a maneira como respondemos a Ele. Acreditamos que a vida nos é dada por Deus em seu infinito amor, sendo a vida humana sagrada. E Ele nos chama a colocar essa vida a serviço, sendo instrumentos do Seu Evangelho onde quer que estejamos. A vocação é vivida na liberdade (Deus não nos obriga a nada), mas nos faz questionar o que fazemos com nossas próprias vidas e como escolhemos viver.
A primeira semana do Mês Vocacional é dedicada à vocação do sacerdócio. Na Igreja e na sociedade, os padres e bispos assumem sua vocação como um permanente desafio de traduzir o amor por Jesus Cristo em compromissos, como guias de um povo, educadores de sua fé, referências de sua unidade na experiência de celebrar e testemunhar o Deus da vida. Além do trabalho nas comunidades e paróquias, é muito comum ver os sacerdotes atuando como professores, coordenadores de projetos sociais, nos meios de comunicação, especialmente como apresentadores e cantores. Muitos deixam seu lugar de origem para atuar em missões humanitárias junto às populações mais vulneráveis.
E eu, como vivo minha vocação? Somos convidados a acompanhar a canção certas coisas para dizer, lembrando que refletir sobre vocação é refletir sobre o sentido de nossas vidas.

Assistir ao clipe da música “Certas coisas para dizer“. Abaixo duas opções:
A parte final da música nos faz pensar sobre o que fazemos com nossa vida, com nossos sonhos e com o mundo em que habitamos.
O que eu penso a respeito da vida
É que um dia ela vai perguntar
O que é que eu fiz com meus sonhos?
E qual foi o meu jeito de amar?
O que é que eu deixei pras pessoas
Que no mundo vão continuar?
Pra que eu não tenha vivido à toa
E que não seja tarde demais.

O que eu faço com minha própria vida? Eu me guio pelos meus sonhos e utopias? Qual o sentido que dou ao meu viver? Deus nos quer sempre plenos e felizes, mas essa condição parte das escolhas que eu faço como pessoa e como comunidade. Qual a contribuição que eu dou para que a nossa sociedade seja justa e fraterna?
Certamente todos nós conhecemos sacerdotes, seja em razão da comunidade que fazemos parte, do batismo, de outros sacramentos, ou mesmo por músicas que ouvimos ou projetos sociais que conhecemos. (Nesse momento, pode-se lembrar dos sacerdotes que atuam de alguma forma junto à comunidade educativa).

Senhor Jesus, pedimos que ilumine nossas vidas e nos inspire em nossa vocação para sermos sinais do Reino de Deus. Também te pedimos que dês a todos os sacerdotes um coração misericordioso como o Teu e envia-os a ser sinais de esperança, de consolação e de perdão, sendo instrumentos da Tua ternura, procurando difundir o bem e a verdade com paixão. Pedimos, pois, Senhor da Messe, Lassalistas com mais vida! Amém.


Clique sobre o nível de ensino para ver as experiências sugeridas para cada uma delas:
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
- Mural da turma: Como experiência para os pequenos, sugerimos que a cada semana, a turma construa um símbolo, uma imagem ou figura que melhor represente a vocação da semana. Pode ser um cartaz coletivo sobre uma conversa a respeito do sentido da vida, manifestando o que é uma vida plena e feliz.
- Desenhos e/ou pinturas que retratam os sacerdotes em ação, como celebrando missa, junto às crianças.
- Caso haja um sacerdote que atue na comunidade educativa, convidá-lo para uma conversa com as turmas.
- Promover, nesta semana, pequenas ações em conjunto com a paróquia local, seja na arrecadação de alimentos ou em outras atividades que podem envolver outras pastorais, como a da criança, do idoso, pessoas em situação de rua.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
- Visitar a paróquia e o padre com alguma turma ou com um grupo representativo de estudantes (grêmio estudantil, pastoral…); pode-se, também, convidar o padre para estar no colégio (lanche, intervalo com os professores, roda de conversa com alguma turma);
- Confeccionar cartões e mensagens para os padres que atuam na Comunidade Educativa, também pode ser cartaz ou vídeo.
- No dia do padre (04/08) publicar stories com moldura do mês vocacional com foto do padre que auxilia nas atividades do colégio.
Ensino Superior
- Distribuir nos espaços de aula, em murais e locais comunitários cartazes com frases que conduzam a pensar sobre o sentido da vida, como: “Qual o sentido da tua vida?”; “O que te motiva a sair todos os dias da cama?”, “Teu projeto de vida te direciona para onde?”.
- Nesses cartazes, pode-se colocar um QR Code com o contato da Pastoral ou de atividades promovidas que desenvolvam temáticas Lassalistas. Ou ainda, disponibilizar materiais de elaboração de projeto de vida pelos links.
- Convidar o sacerdote a desenvolver uma atividade no campus, refletindo temáticas relacionadas à fé, cultura e ciência, ou para desenvolver uma celebração eucarística. Divulgar esses eventos.
