[ Para fazer download do roteiro ]

Neste primeiro dia da Semana de La Salle, queremos refletir sobre o “Olhar para si”. Esse é um olhar único, que garante o autoconhecimento, o autocuidado e o reconhecimento de si como um ser único no mundo.

Muitas vezes não é fácil olhar para si mesmo, para si mesma, pois temos nossas resistências internas, nossos medos e receios, orgulhos e teimosias que nos fazem olhar mais para os outros e não dedicar tempo suficiente para nos olharmos com o devido cuidado.

La Salle foi uma pessoa como nós, ou seja, um ser único, insubstituível, que viveu alegrias e tristezas, dúvidas e certezas, e deixou um grande legado para a humanidade: uma educação humanizadora, que toca corações e transforma vidas. La Salle, por muitas vezes, precisou parar e rever seus olhares, suas atitudes e seus pensamentos, que o fez agir diferente de um outro modo em sua época.

Ao olhar para si mesmo/a, o que se revela? 

Para refletir:

Como é olhar para mim mesmo/a? Tenho feito isso ?
Reconheço a mim mesmo, minhas atitudes, meus gestos e meus sentimentos?
Ao olhar para o espelho, o que vejo? O que retorna ao meu olhar?
Qual meu sentimento em relação a mim mesmo/a?

Senhor, permita-me dar uma atenção especial para mim neste dia. Que eu consiga, a exemplo de São João Batista de La Salle, olhar para mim e para o meu legado através de quem eu sou verdadeiramente, da minha autenticidade. Amém.

Confira algumas sugestões de atividades para serem realizadas durante a programação da Semana de La Salle na sua Comunidade Educativa:

1. Passar uma caixa com um espelho dentro, afirmando que dentro da caixa está o presente mais maravilhoso que alguém pode receber. Ao passar a caixa, convidar para individualmente abrir e ver o presente;

2. Atividades em duplas ou trios para se observarem e apontarem o que veem ao olhar um para o outro: qual a impressão que se passa? O que há de similar e o que há de diferente entre nós? O que a pessoa percebe em mim é algo que eu sou? Realizar um bate papo ou desenho sobre as diferenças;

3. Observar uma imagem de La Salle e fazer um exercício do que ele vê, do que enxergava em si mesmo, em sua realidade. Realizar uma colagem, escrita ou releitura de La Salle;

4. Distribuir pequenos espelhos e convidar para que fiquem um tempo apenas olhando para si mesmos, percebendo os pensamentos e sentimentos que essa tarefa pode gerar. Deixar um tempo relativamente longo (em torno de 5 minutos);

5. Fazer selfies com diferentes pessoas (colegas, professores, familiares) e observar o seu sentimento e o das demais pessoas ao fazer uma selfie com você.

6. Parar por alguns instantes em silêncio e pensar em si mesmo. Quais as marcas que tenho deixado nas pessoas?