[ Para fazer download do roteiro ]

Neste primeiro dia da Semana de La Salle, queremos refletir sobre o “Olhar para si”. Esse é um olhar único, que garante o autoconhecimento, o autocuidado e o reconhecimento de si como um ser único no mundo.
Muitas vezes não é fácil olhar para si mesmo, para si mesma, pois temos nossas resistências internas, nossos medos e receios, orgulhos e teimosias que nos fazem olhar mais para os outros e não dedicar tempo suficiente para nos olharmos com o devido cuidado.
La Salle foi uma pessoa como nós, ou seja, um ser único, insubstituível, que viveu alegrias e tristezas, dúvidas e certezas, e deixou um grande legado para a humanidade: uma educação humanizadora, que toca corações e transforma vidas. La Salle, por muitas vezes, precisou parar e rever seus olhares, suas atitudes e seus pensamentos, que o fez agir diferente de um outro modo em sua época.
Ao olhar para si mesmo/a, o que se revela?
Para refletir:
Como é olhar para mim mesmo/a? Tenho feito isso ?
Reconheço a mim mesmo, minhas atitudes, meus gestos e meus sentimentos?
Ao olhar para o espelho, o que vejo? O que retorna ao meu olhar?
Qual meu sentimento em relação a mim mesmo/a?

Senhor, permita-me dar uma atenção especial para mim neste dia. Que eu consiga, a exemplo de São João Batista de La Salle, olhar para mim e para o meu legado através de quem eu sou verdadeiramente, da minha autenticidade. Amém.
