[ Para fazer download do roteiro ]

O olhar para o outro. Sair de si e dirigir o olhar para fora, para as pessoas e a sociedade, e perceber o que acontece ao nosso redor. Este segundo dia nos chama a olhar e perceber nossos contextos de vida: o lugar onde estamos, nossa família e amigos, os vizinhos, os colegas de escola ou de trabalho, as pessoas na rua, os empobrecidos e os necessitados.

Quem são aqueles que estão próximos de nós? De quem nos sentimos próximos? Quem são aqueles que ainda estão distantes?

La Salle, quando cônego, tinha a responsabilidade de rezar pelos outros, mas Deus o chamou de forma diferente e o fez olhar para os outros, aproximar-se dos que mais precisavam e oferecer uma alternativa de salvação para aquele momento em que viviam. Seus irmãos eram as crianças sem escola, os professores mal formados e todos que passavam necessidades. Com La Salle aprendemos que fé e obras andam juntas.

Para refletir:

Quem é meu irmão, minha irmã? Quem é meu próximo?
Qual lente tenho usado para olhar as pessoas que estão ao meu entorno?
Sou próximo das pessoas a ponto de inspirar e motivar a seguirem um ideal, assim como fez La Salle?
De quem preciso me fazer próximo? Como posso fazer isso?
Desejo me aproximar de alguém que tive uma desavença? Como posso fazer isso?

Senhor, permita-me olhar ao meu redor, enxergar a todos com as lentes do amor. Como o bom samaritano, que eu consiga ter compaixão pelo outro. Que eu seja um instrumento da transformação na vida daqueles que se aproximarem de mim. Amém.

Confira algumas sugestões de atividades para serem realizadas durante a programação da Semana de La Salle na sua Comunidade Educativa:

1. Fazer uma lista com nomes de pessoas próximas;

2. Fazer uma lista com nomes de pessoas que precisam conversar e se entender;

3. Pensar um gesto concreto para ajudar alguém;

4. Dar uma volta pelo entorno da escola e olhar para as pessoas que encontra, realizar um bate papo ao retornar (de repente, a partir dessa saída, pode surgir um projeto);

5. Enviar uma mensagem ou escrever uma carta para alguém que merece uma atenção da sua parte;

6. Conhecer o alfabeto em braile (como um cego consegue ver?);

7. Dinâmica de identificar objetos com os olhos vendados.