A incerteza destes últimos tempos não conseguiu nos fazer duvidar de nosso carisma lassalista. Pelo contrário, intensificou nosso compromisso pela educação das crianças e dos jovens e deu sentido à nossa existência, porque exigiu, contra todas as probabilidades, que a missão que realizamos tenha um motivo e que a tornemos possível.
A utopia não significa uma simples suposição de que tudo é ou será maravilhoso, mas representa nossa convicção de que sempre há alternativas. São João Batista de La Salle, na Carta 54.8, de 1º de maio de 1708, destinada ao Ir. Roberto, nos recorda que “nada se ganha com deixar-se levar pelo desânimo”.
A partir dos valores lassalistas, caminhamos para esse horizonte mantendo viva essa utopia, porque acreditamos em uma vida que vale a pena seguir vivendo. Formamos uma grande comunidade que nos torna fortes, e estamos construindo novos caminhos que nos aproximam do horizonte do serviço educativo.
Podemos fazer da nossa uma missão possível, porque acreditamos que utopia significa:
– Fomentar o diálogo correto entre a justiça e a caridade, sem ficarmos calados diante das violências indizíveis provocadas pela discriminação e pelo racismo.
– Criar um ambiente onde cada ser humano conheça o papel que exerce no cosmos, sem esquecer as vítimas anônimas que perecem por causa da falta de respeito por nossa mãe Terra.
– Lutar pelas coisas tal como deveriam ser, sem entregar-se às coisas tais como são.
– Reconhecer a presença de Deus onde acontecem coisas boas para os pobres, sem desanimar quando se prolonga o tempo de espera.
– Acreditar firmemente que podemos viver uma vida que valha a pena seguir vivendo, sem deixar-nos levar pela angústia.
Nosso carisma tem muito a oferecer ao mundo, com uma pedagogia que esteja em sintonia com a fraternidade e a amizade social para a construção de um mundo melhor, e que integra de forma mais direta e clara o sentido social da existência, a dimensão fraterna da espiritualidade, a convicção sobre a dignidade de cada pessoa e as motivações para amar e acolher a todos.