Conheça as fotos Vencedoras do Concurso de Fotografia da Semana de La Salle 2024
Vencedores da Categoria
Ensino Fundamental II
Aluno: Jonatam Palacios
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A sombra surge como um fiel companheiro. Ela não é apenas a falta de luz, mas sim um reflexo de nós mesmos e dos nossos desejos e pensamentos mais profundos. Ao nos vermos por dentro, não encontramos apenas a luz de nossas virtudes, mas também a sombra de nossas falhas e medos. Todos nós somos únicos, pois se colocarmos a sombra de várias pessoas lado a lado, elas vão ser diferentes, algumas até podem ser parecidas, mas nunca serão iguais.
Ensino Médio
Aluna: Rute Mirian de Araújo Scarton
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: Nesta fotografia, o espelho ocupa o papel central, simbolizando o ser humano em sua corporeidade, a manifestação física e tangível da existência. O reflexo do espelho na escuridão vai além da imagem visível, representando a alma humana em sua profundidade e espiritualidade. A luz refletida dentro do espelho capta os anseios e admirações do indivíduo, iluminando aquilo que ele vê no outro e deseja ser ou possuir. Em contraste, a escuridão circundante simboliza o vazio interior, os aspectos desconhecidos e não realizados de cada ser humano. Esta composição visualmente rica convida o observador a refletir sobre a complexidade da identidade humana, a dualidade entre o físico e o espiritual, e a eterna busca por completude e iluminação.
Vencedores da Categoria
Ensino Fundamental II
Aluno: Davi Back Wilhelm
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: Para representar o olhar para o outro, fizemos um olhar entre amigos. Utilizamos cores vivas e emojis felizes para representar a alegria de estar entre amigos. Também usamos essas fantasias de dois animais diferentes para demonstrar a diversidade do outro. Quando estamos com os amigos não nos sentimos sozinhos, podemos compartilhar nossas alegrias e risadas. E também podemos ofercer esse olhar para os outros, para eles não se sentirem sozinhos e tristes.
Ensino Médio
Aluna: Isabele Karlec Jacobs
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A fotografia retrata o olhar para o outro. Quando se é pensado sobre a relação de um indivíduo com os demais, logo é retratado o sentimento de empatia, sendo definido como colocar-se no lugar do próximo nas mais diversas situações. Diante do cenário das enchentes no qual o estado do Rio Grande do Sul está inserido, diversas ações pelo bem do outro são realizadas, como doações de alimentos e roupas para os desabrigados por esse evento climático. Assim, a fotografia traz em sua parte superior a presença de sacolas com agasalhos, símbolo da solidariedade e da doação ao próximo em situações nas quais a vida é colocada em risco. Logo abaixo, está representado um olho humano, símbolo da reflexão lassalista do ano de 2024 com o questionamento: “E você, para onde dirige o olhar?”. Assim, ele exemplifica a visão em relação ao outro, sendo feito com roupas que serão destinadas às vítimas das inundações gaúchas. Além disso, os cílios são compostos por lápis de cor que buscam representar a passagem de uma vida em preto e branco para uma outra que seja colorida, mudança realizada por causa da introdução do olhar ao próximo, quando as pessoas se unem por um bem maior, a felicidade. Ademais, abaixo do olho está presente a palavra “SOMOS”, termo que representa a formação humana e cristã lassalista, baseada em valores de generosidade e boa vivência em comunidade. Dessa maneira, a união de tais princípios possibilita a compreensão de que é necessário olhar para o outro, pois juntos SOMOS maiores.
Vencedores da Categoria
Ensino Fundamental II
Aluna: Lynda Hauschild
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A foto está representado a família unida pela fé em Deus, pois o Senhor conduz a sabedoria, amor e respeito. Família é educar, é amar, é respeitar.
Ensino Médio
Aluno: Lucas Abreu Zanchetta
Comunidade Educativa: La Salle São Carlos
Legenda: Cuidar e amar é algo tão universal, que transcende até mesmo a humanidade.
Vencedores da Categoria
Ensino Fundamental II
Aluna: Liara Mattos Tonim
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A fotografia representa o amor pelo nosso planeta, que devemos cuidar e preservar a natureza. As unhas pintadas de preto representam a poluição que o ser humano causa, e com isso causas prejudiciais a si mesmo, mas no fundo, todos temos esperanças de melhorar e sustentabilizar o mundo. Sabemos que juntos conseguiremos um mundo melhor, com muito amor, determinação e cuidado com nossas ações. A natureza sempre esteve aqui, desde os tempo mais antigos até agora, foi com ela que o ser humano desenvolveu boa parte dos conhecimentos atuais, evoluiu e continua evoluindo. A natureza é a casa de milhares de seres vivos e lhes oferece alimentos para sua sobrevivência, ela também nos dá a maior parte da matéria-prima fazendo com que lutemos por sua preservação. É claro que precisamos das construções e da tecnologia para sobreviver, em razão disso devemos cuidar da natureza, pois ela nos dá os materiais necessários para evoluirmos.
Ensino Médio
Aluna: Laura Spohr
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A fotografia foi tirada com o intuito de retratar uma visão mais comovente a respeito da relação da natureza com o convívio humano, visto que, o ambiente demonstrado na imagem tem como base principal a convivência entre os alunos do Colégio La Salle Medianeira e o meio ambiente. Assim, é perceptível a relevância dessa árvore, pois traz harmonia para o local. Desse modo, tanto como na escola as árvores têm grande importância e dão vida ao lugar, elas têm também extrema relevância para o planeta, tendo em vista que são essenciais para a sobrevivência de todos que o habitam. De acordo com crenças mitológicas e indígenas, a árvore simboliza a vida, nesse sentido entende-se que elas são símbolos de vitalidade, ou seja, sem elas, a Terra não teria como existir. Dessa maneira, dirigir o olhar para o mundo com mais cuidado e respeito se torna cada vez mais importante, tendo em mente as destruições e desastres, que tem como principais causas as ações irresponsáveis realizadas pelo homem. Então, ainda cabe destacar a invisibilidade dos seres humanos para com a natureza e consequentemente com o planeta, isso porque com o passar do tempo, a existência da fauna e da flora se tornaram algo normal e inconscientemente sem grande significância, sendo essa, uma impressão equivocada, que precisa ser modificada, para que ocorram melhorias.
Vencedores da Categoria
Ensino Fundamental II
Aluna: Brenda Luisa Schmeing Klein
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: Foi escolhida esta imagem para representar respeito e união que deve haver entre as religiões, já que nosso olhar foi para Deus. Na Bíblia em João 4,20: Se alguém declarar: “Eu amo a Deus!, porém odiar a seu irmão é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não enxerga. Ora, Ele nos entregou este mandamento: Quem ama a Deus, ame de igual forma a seu irmão!” Na imagem podemos visualizar a BÍBLIA e o Rosário simbolizando a Religião Católica assim como a Guia de EXU e as sete erva sagradas de Oxum simbolizando a Religião Umbanda.
Ensino Médio
Aluna: Betina Bamberg
Comunidade Educativa: La Salle Medianeira
Legenda: A fotografia retrata o olhar para Deus como uma forma de reflexão e busca pela clareza. Conseguimos ver um altar dedicado a Nossa Senhora das Dores, um símbolo de fé e devoção que nos faz refletir sobre as nossas dores e sofrimentos. O reflexo do espelho faz menção à presença de Deus em nossas vidas e nos lembra da paz que podemos encontrar ao olhar ao nosso redor. Relaciona a busca por Deus como uma reflexão, trazendo clareza e novas perspectivas de encarar a vida. Lembra também que até mesmo nos piores dias, nos mais cinzentos, turbulentos e pesados Deus será nossa companhia constante. O espelho reflete justamente isso, a presença de Deus em dias nebulosos. Que possamos sentir através dessa imagem a paz em nossos corações, reconhecendo em cada detalhe o reflexo do amor de Deus.